top of page

Sindiservim na luta da pela aplicação 33,23% de reajuste do piso salarial do magistério



No dia 04 de abril, o Sindiservim foi convidado a participar de uma reunião na Câmara de Vereadores de Mucuri, para discutir o projeto de Lei 013/2022 quanto ao cumprimento do reajuste de 33,24%, em favor dos profissionais do magistério. 

Infelizmente, o projeto de lei em destaque, não deixa claro que o reajuste alcançará TODOS os profissionais do magistério, sendo assim, a assessoria jurídica do Sindicato encaminhou um parecer destacando a necessidade da intervenção do legislativo para garantir o cumprimento da diferença de 30% entre os níveis, conforme estabelecido no art. 43 da Lei Complementar Municipal n.028/2008.   


Art. 43 – O valor dos vencimentos correspondentes aos

níveis da Carreira do Magistério Público Municipal será

obtido pela aplicação dos coeficientes seguintes ao

vencimento básico de Carreira:  

Níve1...........................................................................1,00;  

Nível2..........................................................................1,30; 

 


É sabido que em todos os governos o piso dos profissionais do magistério foi fielmente cumprido em Mucuri, respeitando o art. 43 da Lei local 028/2007. Historicamente nunca foi passado à câmara um projeto de lei para sua aplicação, o que fez com que a categoria se debruçasse, com um olhar cuidadoso, sobre tal projeto e reivindicasse clareza para sua aprovação, pois se tratando de lei é necessária uma atenção maior, visto que aquilo que está oculto ou omisso poderá desencadear sérios prejuízos e transtornos a categoria. Nesse sentido “vale pecar pelo excesso” mencionando claramente no projeto, o cumprimento previsto na Lei Complementar 028/2007. Nessa linha, TODOS os profissionais do magistério serão contemplados, no sentido de valorização, que é o objetivo da Lei do piso.  Vale frisar, “os profissionais do magistério formam um só grupo, seja nível 1 ou 2, todos atuam em sala de aula ou no suporte pedagógico e a Lei 028/2007 é uma conquista que não pode ser desprezada.”  


Quem está há mais tempo, acompanhou a luta histórica do sindicato, primeiro para que os professores nível 1 graduados tivessem direito aos 30%, depois para adequação da carga horária, conforme a Lei do Piso. Portanto, o reajuste deve ser para todos, como sempre foi. E o município tem recursos pois, o repasse do Fundeb aumentou na mesma proporção do índice de reajuste do piso.  Valorizar o professor/servidor é uma tríade de formação, carreira e salário. avante! 

 

“Os sonhos são projetos pelos quais se luta. Sua realização não se verifica facilmente, sem obstáculos. Implica, pelo contrário, avanços, recuos, marchas às vezes demoradas. Implica luta.” 

Paulo Freire



 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
VITÓRIA DA CLASSE TRABALHADORA!

Graças a mobilização do trabalhador , a PEC da escala 6x1 conseguiu o número de assinaturas necessário e vai tramitar no Congresso...

 
 
 

Kommentarer


  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • Whatsapp

Horário de Atendimento

Segunda à sexta das 08h às 14h

(73) 3605-2333 | (73) 999817-8266

Rua Pouso Alegre, 69 - Centro - Itabatã/Mucuri - BA | CEP 45936-000

© 2021 por @venusedesign

bottom of page